4 DICAS PARA CONSERVAR BEM OS ALIMENTOS

Uma das grandes dúvidas de quem trabalha com confeitaria é como congelar e descongelar alimentos. Vamos te apresentar quatro dicas infalíveis para você perder o medo de congelar.  

Dica 1 – Observe se o seu congelador funciona bem.

Fique de olho na temperatura do seu congelador, pois a validade do produto congelado vai depender da temperatura de conservação do seu congelador. 

Nas geladeiras mais modernas, você pode controlar a temperatura e o tempo digitalmente. Porém, se a geladeira é antiga, utilize um termômetro.

Para temperaturas de 0 a -5°C, a validade é de até 10 dias, -6°C a -10°C  a validade pode chegar até 20 dias de -10°c a -18°C a validade é de até 60 dias, a partir de –18°C por até 90 dias. 

Dica 2 : Tenha cuidado na hora de embalar

O produto para ser congelado precisa estar sempre bem embalado em potes ou sacos de plástico fechados. 

Os potes precisam ter uma etiqueta contendo: o nome do produto, o peso, o dia de fabricação e a data validade. 

Dica 3 : Conheça a composição do produto que você vai congelar. 

Uma dica, ao congelar um produto conheça a composição dele, a maioria dos alimentos resiste bem ao frio sem alterar a sua estrutura. No entanto, alimentos que contém amido de milho, como por exemplo o creme confeiteiro, podem ficar com uma textura gelatinosa quando são levados ao congelador.

Dica 4: Siga a regra: congelou, descongelou, não se congela mais!

A regra é simples, congelou, descongelou, não pode congelar novamente. Se você congelar um produto que já foi descongelado você pode ter vários problemas com a proliferação de bactérias. Para descongelar com segurança, retire o alimento do congelador e leve para a geladeira durante 12 horas. Assim, você pode ter certeza que o alimento está em condições de ser consumido. 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.