CREME DE CONFEITEIRO

Oie!!

Hoje o assunto é uma preparação da confeitaria muito clássica e muito versátil.

Estamos falando do CREME DE CONFEITEIRO!

Se formos considerar uma ordem de importância na confeitaria clássica francesa, o creme de confeiteiro é o creme dos cremes. Utilizado em muitas das preparações de confeitaria, é o creme base para outros cremes como o creme mousseline e o creme chiboust, por exempo.

A textura dele é firme e pode ser usado também para rechear bolos, lembrando sempre que por se tratar de um creme de estrutura mais macia deve ser usado de preferência em bolos de massas mais leves.

      A receita do creme de confeiteiro possui algumas variações. Ele pode ser feito com metade leite e metade creme de leite, ou mesmo 100% creme de leite, e quando de fala em creme de leite é sempre o creme de leite fresco, e assim as substituições vão depender do resultado que se deseja.

      Uma outra variação possível é que o amido de milho pode ser trocado parcialmente por farinha de trigo, sendo 50% de farinha de trigo e 50% de amido de milho, mas não é muito do meu gosto fazer assim, pois é necessário um maior tempo de cozimento para cozinhar a farinha de trigo, e quanto mais tempo cozinhando o creme, menos cremoso ele fica ao final.

Então, vamos à receita!

RECEITA DO CREME DE CONFEITEIRO

Validade 3 a 5 dias refrigerado.

Não pode ser congelado.

Ingredientes:

500g leite integral

120g açúcar (dividir em duas partes)

1 fava de baunilha ou 20g extrato de baunilha ou 15g pasta de baunilha

100g gemas

30g amido de milho

Modo de preparo:

1. Leve o leite e metade do açúcar, com as sementes da fava de baunilha ao fogo. (Para retirar as sementes, corte a faca ao meio longitudinalmente e raspe o seu interior).

2. Em um bowl a parte, misture as gemas com a outra metade do açúcar e o amido de milho.

1. Quando o leite ferver, deve ser feita a temperagem das gemas, para que aqueçam gradualmente e não coagulem rápido demais estragando a estrutura do creme.

3. Vá colocando uma concha do leite quente de cada vez na mistura das gemas e mexendo bem até finalizar todo o leite.

4. Volte a mistura para a panela e mexa com um fouet até engrossar. Quando a mistura começar a ferver, conte 1 minuto, este é o tempo necessário para cozinhar o amido de milho. Desligue o fogo.

5. Leve o creme para uma tigela e cubra com plástico filme em contato com o creme para evitar a formação de uma película sobre ele, e reserve refrigerado.

Agora você já pode fazer seu creme para rechear bolos, montar uma sobremesa na taça, rechear uma torta de maçã, rechear carolinas ou éclairs….são tantas opções deliciosas!

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.