O que é Buttercream?

Conheça o Buttercream

Que eu sou a Bruna Rebelo, professora especializada em buttercream você já sabe né? Mas você sabe o que é o buttercream?

O buttercream é a melhor cobertura que existe, na minha opinião. É feito com ovos, açúcar e manteiga. É um creme super leve, cremoso, saboroso e tem 1001 utilidades.

O buttercream é um creme de manteiga, utilizado na confeitaria para cobertura de bolos e cupcakes. 

         Em temperaturas frias, como na geladeira, ele fica bem duro e isso permite fazer inúmeros tipos de decoração, criando camadas de cores e texturas. É firme para fazer trabalhos com bicos de confeitar e cremoso em temperatura ambiente para consumir.

Existe uma variedade grande de tipos de buttercream, onde o mais simples é o americano, que é feito de açúcar de confeiteiro e manteiga, tem uma textura muito firme e o sabor doce e mais gorduroso. É uma cobertura sem brilho, bem mais opaca.

Existe também um buttercream com leite condensado, parecido com o buttercream americano, e o mais atual que entrou no mercado como buttercream coreano onde é adicionado o chantilly hidrogenado.

No Brasil, grande parte das receitas de buttercream que usamos é a base de merengue.

O buttercream de merengue italiano: considerado o mais estável entre os merengues, por ser realizado a partir da cocção das claras de ovos na calda de açúcar à 116°C, dá resultado à um buttercream bem firme e consistente, mesmo em locais com temperatura ambiente mais elevada.

O buttercream de merengue suíço: feito também a partir de um merengue onde as claras são levadas ao fogo para serem aquecidas com o açúcar até atingir temperaturas entre 67°C e 72°C, e só então levado à batedeira para bater e ficar fofo. Depois de frio, a manteiga é adicionada.

E temos também o buttercream francês que não é feito à base de merengue mas sim à base de pâte à bomb, realizado a partir da adição de  calda de açúcar quente sobre ovos inteiros batidos. Também é conhecido como buttercream australiano.

Diferenças entre buttercreams

      Os buttercreams feitos à base de merengue são mais resistentes em textura, tanto o suíço quanto o italiano, mesmo se você morar num local extremamente quente com mais de 35°C. 

      Já o buttercream francês, que é feito à partir de patê à bombe tem uma carga maior de manteiga, e em lugares muito quentes o risco de derreter é maior.

         Porém nos buttercreams italiano e suíço feitos a base de merengue você terá mais bolhas, pois as claras batidas prendem o ar com muita facilidade e vai precisar de um pouco mais de habilidade para retirar as bolhas ao espatular. Eles também mais clarinhos, pois sua base é branca. Lembrando que nenhum buttercream vai ser completamente branco, pois são feitos de manteiga que é amarela.

E para que você conheça os resultados dessa cobertura maravilhosa vou deixar alguns bolos espatulados com buttercream aqui embaixo para você:

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.