FERMENTO QUÍMICO E BICARBONATO DE SÓDIO: DIFERENÇAS E USOS

Oie!

Hoje vamos falar sobre as diferenças entre fermento químico em pó e bicarbonato de sódio.

A questão que mais recebo é – “quando uso o fermento químico e quando uso o bicarbonato de sódio? Como que faço essa diferenciação?”

      Os dois são agentes de crescimento de massas, porém são diferentes em sua ação nelas.

         O fermento químico é um agente de fermentação completo. Isso significa que este tipo de fermento contém tanto a base (bicarbonato de sódio) quanto o ácido necessário para criar a reação química que fará com que a massa cresça.

A base e o ácido são impedidos de reagir antes do tempo pois é adicionado na fórmula uma barreira, como o amido de milho. Quando combinado com um líquido, o bicarbonato de sódio e os sais ácidos reagem para produzir gás carbônico.

O bicarbonato de sódio, por exemplo, não é um agente de fermentação completo, pois o bicarbonato é uma base e precisa de um ácido (suco de limão, vinagre ou iogurte) para produzir o mesmo tipo de reação química do fermento em pó químico.

Por isso, caso a receita peça a adição de fermento químico e na sua casa tenha apenas bicarbonato de sódio, você pode substituir o fermento pelo bicarbonato e adicionar à receita uma colher de suco de limão, dessa forma você adiciona o ingrediente ácido para a reação do bicarbonato ser eficiente. Ou também pode substituir seu leite por iogurte natural.

Outros ingredientes ácidos que encontramos em nossas receitas são o cacau natural e o açúcar mascavo por exemplo.

Outra característica que encontramos no bicarbonato de sódio é o fato dele realçar a cor do chocolate, justamente por interagir com a acidez do cacau.

Agora que você já sabe tudo isso, qual será sua próxima receita de bolo hein?

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.