MÉTODOS DE PREPARO PARA BOLOS

Oie!

A gente fala muito sobre estruturas de massas de bolos, né? Mas você conhece os diferentes métodos de preparo de massas? 

Vamos falar aqui um pouco sobre eles!

Um bolo pode ser definido como uma preparação doce, com variadas texturas, diferentes formas de assar e infinitas possibilidades de tamanho e qualidade.

Na confeitaria moderna, a maior parte dos bolos pode ser classificada em dois grandes grupos, os bolos com alto teor de gordura, ou amanteigados, e os bolos com baixo teor de gordura, ou tipo esponja.

·  MÉTODO CREMOSO

As famosas massas amanteigadas tem sua estrutura provida da incorporação de ar à gordura, pois geralmente a manteiga é batida com o açúcar por bastante tempo no início da preparação, incorporando ar à ela.

Este tipo de bolo cresce principalmente devido ao gás dióxido de carbono, presente nos levedantes químicos (fermento químico ou bicarbonato de sódio).

·  MÉTODO ESPUMOSO

Também chamado de método de bolo de claras, método chiffon ou método por separação. Nele, as claras são batidas em neve e incorporadas à massa no final.

São divididos também em dois tipos básicos: de ovos inteiros e de ovos separados. Ambos se baseiam no batimento dos ovos ou das claras para sua expansão ou textura.

A expansão é obtida pelo ar que é incorporado à mistura e pela produção de vapor.

O bolo mais tradicional feito dessa forma é o bolo genoise, que é utilizado em numerosas combinações de recheios e coberturas.

MÉTODO POR ADIÇÃO

Neste tipo de preparação os líquidos são misturados primeiro, depois os secos são adicionados e incorporados à mistura. Para seu crescimento é utilizada levedação química, além do vapor causado pelos ovos. Apresentam textura leve, pois sua massa é pouco trabalhada e portanto não desenvolve muito o glúten.

Tags:, , ,

2 Comentários

  • Podem actualizar com o método cremoso reverso porfavor.

    Responder
  • Stephanie Olivera De Camargo
    dezembro 14, 2020 13:43

    Podem actualizar a página com o método que falta ( método cremoso reverso) obrigadão ❤️

    Responder
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.