Pesos e medidas!

Oie!

Hoje o assunto aqui é de extrema importância para a confeitaria, vamos falar de pesos e medidas!

No geral, as receitas publicadas na internet tem suas medidas em xícaras ou colheres, pois são medidas encontradas em todas as casas, porém os tamanhos de xícaras e colheres variam muito e isso pode interferir gravemente no resultado de receitas da confeitaria.

      Para fazer comidas salgadas, nem sempre precisamos de medidas tão exatas, mas na confeitaria, a precisão de medidas é essencial para que se tenha um padrão constante.

No geral existem dois padrões de pesos e medidas mais utilizados, o sistema métrico e o sistema imperial.

Nos Estados Unidos é mais usado o sistema imperial, onde a xícara tem 237 gramas, em outros países como na Austrália uma xícara tem 250 gramas, mas no Brasil usamos o sistema métrico nas nossas receitas, onde o grama é a unidade básica de massa, o litro é a unidade básica de volume e o grau Celsius é a unidade básica de temperatura.

No caso dos ovos, é um pouco mais difícil manter um padrão sem pesá-los, pois existe uma variedade muito grande no mercado.

Por exemplo, um ovo médio padrão teria 50 gramas, ovos grandes tem em média 55 gramas, extra grande em média 60 a 65 gramas e um ovo jumbo chega a pesar 70 gramas! Veja que um ovo pode variar de 50 a 70 gramas, e por isso, usar os ovos nas receitas por unidade pode render resultados muito diferentes.

Para pesar ovos o correto é: quebre os ovos em quantidade aproximada ao desejado. Bata os ovos com a ajuda de um garfo ou fouet. Só aí pese o que vai utilizar na receita. Fazendo assim, você terá um equilíbrio de peso entre gemas e claras e terá o peso correto para sua produção.

Até mesmo líquidos devem ser pesados, pois existe uma variação de densidade entre líquidos comuns e óleos que fazem com que seus volumes sejam iguais, porém pesos diferentes. Como no caso de que 1 xícara de leite pesa 240g enquanto 1 xícara de óleo de girassol pesa 227g.

Ter suas receitas em gramas te ajudará muito também no uso de planilhas para precificação e controle de custos.

         Portanto, um utensílio de suma importância para a confeitaria é a balança, pois ela mantém nossas receitas padronizadas e temos maior controle dos resultados e custos.

Tags:, , ,

1 comentário

  • Tais marques
    janeiro 16, 2021 15:03

    Muoto bom a gente aprende muito

    Responder
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.