RECEITA RED VELVET

RECEITA RED VELVET

Oie!!

Umas das receitas mais pedidas do meu conteúdo gratuito é ele. Ninguém, ninguém menos que o RED VELVET!

É uma massa linda, saborosa e que combina perfeitamente com o recheio de cream cheese frosting fazendo um casamento perfeito de maciez, doçura e acidez.

E hoje, é esta receita que vou deixar aqui pra vocês! (É uma receita longa mas prometo que é bem fácil.)

BOLO RED VELVET

Rendimento: 4 discos de massa, assadeira de 15c de diâmetro

INGREDIENTES (PARA A MASSA):

120g manteiga sem sal

100g água

170g iogurte natural

12g corante em pó

250g açúcar refinado

150g ovos

310g farinha de trigo

12g cacau em pó

8g fermento químico em pó

6g bicarbonato de sódio

3g sal

10g vinagre de vinho branco

8g essência de baunilha ou extrato de baunilha

Modo de preparo

1. O primeiro passo quando vamos assar um bolo é ter o forno pré-aquecido. Então, pré-aqueça seu forno por no mínimo 15 minutos antes de assar seu bolo. Vou começar aqui te explicando que cada forno se comporta de uma maneira, e não temos um manual correto de quanto tempo exatamente você vai gastar para assar o bolo no seu forno, mas vou te ensinar como ver se seu bolo esta corretamente assado, o que vai facilitar muito a sua vida! Pré-aqueça seu forno a 170c graus.

2. Para essa receita podemos usar 4 assadeiras de 15cm de diâmetro e dividir a nossa massa em quatro partes. Precisamos dividir a massa assim, porque quanto mais tempo o red velvet ficar no forno, mais escuro ele fica! Então, melhor colocar ele em porções menores. Para o preparo da assadeira, você vai apenas precisar cortar um pedaço de papel manteiga, seguindo o desenho do fundo da sua assadeira. Coloque o papel no fundo da assadeira e não precisa untar as laterais. CONFIE EM MIM! Quando untamos a lateral da forma o bolo cai e assa em formato de cone, então para você ter um bolo perfeitamente reto, não unte sua forma.

3. Agora vamos fazer nosso bolo! Para você ter um resultado perfeito, todos os seus ingredientes precisam estar em temperatura ambiente. Então tire tudo da geladeira com pelo menos 30 minutos de antecedência (isso vai depender muito do quanto sua cidade é quente).

4. Essa é uma massa super fácil de fazer, não precisa nem de batedeira, mas temos alguns “pulos do gato”

5. Em uma tigela junte a água e a manteiga e leve ao micro-ondas para derreter. Reserve. Em um bowl maior misture o iogurte com o corante em pó, quando estiver bem misturado, adicione os ovos e o açúcar e misture bem. O próximo passo é adicionar a mistura de água com a manteiga na mistura dos ovos, aqui só precisamos ter o cuidado de a água não estar muito quente, senão ela pode cozinhar seus ovos. Misture bem, adicione a essência de baunilha e reserve.

6. Peneire a farinha de trigo, cacau em pó e o sal e misture em duas partes na mistura líquida. Misture bem com o fouet porque pode empelotar nessa etapa da receita. Tome o cuidado para não bater muito a receita, porque quando juntamos farinha de trigo com água, desenvolvemos o glúten. O que para um bolo não é nada interessante, é aí que acontece de ter aqueles bolos embatumados, duros ou que formam aqueles mega vulcões no topo da massa.

7. Com a massa pronta, adicione o fermento, bicarbonato de sódio e o vinagre. O vinagre vai reagir com o bicarbonato, o que vai ajudar a fermentar a massa e realçar o vermelho.

8. Separe a receita em 4 assadeiras e leve ao forno. Para o seu red velvet ficar bem vermelhinho, seu forno não pode estar em uma temperatura alta demais, 170c graus é a temperatura perfeita. Eu sempre asso meu red velvet na parte debaixo do meu forno e coloco uma forma vazia na parte de cima, assim eu evito que meu bolo fique na cor marrom. Se preferir também, pode colocar um pedaço de papel alumínio em cima da sua assadeira para proteger o seu bolo.

9. A massa vai demorar entre 20 a 30 minutos para assar no forno pré-aquecido a 170c graus.

10. Ah, mas como eu sei se minha massa está pronta, se você está me falando que cada forno age de uma maneira? Aqui temos algumas opções: a primeira delas é a mais difícil, que é quando a sua cozinha se preenche com aquele cheiro maravilhoso de bolo, isso quer dizer que sua massa está assada. Mas se isso é muito complicado de identificar rs. Segunda opção: você vai tocar levemente o topo da massa, se seu dedo afundar, a massa ainda está crua, se ele voltar, a massa está assada.

E o mais eficaz: espetar um palito na massa, se ele sair completamente limpo, sua massa está assada.

11. Saindo do forno leve sua assadeira para uma grade para que seu bolo esfrie mais rápido. NUNCA EM HIPÓTESE ALGUMA desenforme seu bolo quente. A massa de red velvet é muito fofa quando quente, ela vai quebrar em mil pedacinhos. O bolo precisa estar morno, quase frio para que você possa desenformar.

12. Desenforme seu bolo, embale bem com plástico filme e guarde-o na geladeira. Só faça a montagem do bolo no dia seguinte.

SOBRE OS INGREDIENTES

O corante aqui é melhor sempre ser em pó, o corante em gel pode deixar sua massa amarga. O que eu mais gosto de usar para esse tipo de bolo é o vermelho da Mix ou o vermelho da Gran Chef.

Bicarbonato de sódio também é um agende de crescimento, mas ele precisa de ingredientes ácidos para ter um melhor efeito. Então quanto maior a acidez da massa, maior a ação do bicarbonato.

Por que colocamos sal nas receitas doces? Sal levanta o sabor, ele não serve apenas para salgar. Então quando utilizamos o sal nas receitas de bolos, usamos para realçar o sabor da massa, ele reage especialmente melhor em receitas de chocolate.

O cacau em pó precisa ser 100%, o achocolatado vai deixar seu red velvet com a cor feia.

Posso trocar manteiga por margarina? Pode! Na estrutura da massa isso não vai mudar nada, você vai perder um pouco no sabor. Mas eu sei que muitos lugares do Brasil a manteiga é muito cara e difícil de encontrar, então pode fazer essa troca aqui sim.

Açúcar: pode trocar o refinado por cristal, demerara ou orgânico. O único açúcar que não sere aqui é o mascavo, pois pode alterar a cor do seu red velvet. Se você quiser um bolo sem açúcar, pode usar xilitol ou eritritol sem problemas, só substituir pela mesma quantidade de açúcar da receita.

CREAM CHEESE FROSTING (Recheio)

Rendimento 700g

INGREDIENTES

100g manteiga sem sal

200g açúcar de confeiteiro

300g cream cheese

10g extrato de baunilha/essência 

Modo de preparo:

1. Primeiro de tudo, todos os seus ingredientes precisam estar na mesma temperatura. Com a manteiga no ponto pomada, leve-a para a batedeira junto com o açúcar de confeiteiro. Vamos bater com o batedor globo ate ficar uma mistura bem fofa e branquinha.

2. Raspe sempre as laterais e o fundo da batedeira para que o batedor cosiga alcançar toda a mistura. 

3. Em seguida junte o cream cheese e o extrato de baunilha e bata novamente. Vai virar um creme bem fofo. Reserve na geladeira até o momento de rechear seu bolo.

SOBRE OS INGREDIENTES

Manteiga: aqui sua manteiga é um ingrediente que entra em grande quantidade no seu recheio, então, escolha uma manteiga de ótima qualidade. Não substitua por margarina.

Açúcar de confeiteiro, qual a diferença para o açúcar impalpável? O açúcar impalpável leva uma % de amido de milho em sua composição, o que deixa ele um pouco mais firme. O açúcar de confeiteiro só é o açúcar bem fininho.

Você pode utilizar extrato de baunilha, essências, pastas ou até a dava da baunilha no seu creme. Use o que você preferir e for mais acessível a você. 

Importante Saber

Esse é um recheio que quando em temperaturas quentes, pode ficar mole, portanto, não faça uma camada muito grossa dele no seu bolo. O red velvet já é um bolo super úmido, mas umedeça caso prefira.

Tags:, , ,

1 comentário

  • Bru, nas fotos acima você raspou as laterais do bolo para ficar perfeitinho assim?

    Responder
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.